domingo, 10 de agosto de 2014

Veleiro Classe Europa.

Europa é um monotipo que foi projetado na Bélgica em 1960 por Alois RolandO projeto mais tarde transformou-se em seu próprio projeto de classe.
O barco é ideal para os marinheiros que pesam 50-75 quilos. O casco é feito de fibra de vidro e pesa 45 kg, totalmente equipado 60 kg. A vela é feita de dacron . O mastro é feito de fibra de carbono e especialmente concebido para o marinheiro. As velas também são especialmente concebidos de acordo com a rigidez do mastro e peso da tripulação.
O Europa foi introduzido como classe olímpica nos Jogos Olímpicos de 1992 em Barcelona. Foi substituído pelo Laser Radial nos Jogos Olímpicos de 2008 em Pequim.
Sempre gostei muito de velejar e o meu primeiro monotipo havia sido um pequeno Mistral no qual fiz agradáveis passeios pelo Canal São Gonçalo e foi também um barco que me trouxe ótimos aprendizados na iniciação a vela. Após alguns anos acabei vendendo o Mistral e adquiri juntamente com o meu irmão Francisco um Europa. Eu não tinha muito conhecimento sobre essa classe de monotipo e após uma pequena pesquisa pude notar que se tratava de um veleiro veloz, instável e bem técnico. Abaixo posto algumas imagens das minhas velejadas com o Europa ¨BRA 35¨.
Velejando no 47º Encontro da Vela em São Lourenço do Sul
                           Velejando em direção a eclusa do Canal São Gonçalo





















 
                                                   Em São Lourenço do Sul.






16 comentários:

  1. Tá bonito esse Europa! Parabéns Fabricio!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Alberto, realmente é um belo veleiro para se velejar. E ainda mais ¨emocionante¨quando o velejador não tem muita prática hshshs. Abraço!

      Excluir
  2. Fabricio, tenho um casco pelado e através de suas fotos descobri que é um Europa! Está parado porque não sabia ss medidas do mastro. Poderia me fazer o favor de medir o comprimento do seu mastro? Assim posso fazer um r colocar o barco pra navegar. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  3. E também a altura do pino do garlindéu.

    ResponderExcluir
  4. Já consegui o comprimento do mastro num site gringo. Seu barco usa traveller na popa ou junto à bolina?

    ResponderExcluir
  5. Fabricio, adquiri recentemente um veleiro Europa, agostaria de saber se vc pode me ajudar na montagem dele enviando foto ou vídeo. Minha intenção é transportar no teto de meu carro Fiesta Hacht.Meu whatsap 31999343805

    ResponderExcluir
  6. Boa noite Fabrício.
    Temos 2 Veleiros Europa no meu clube.
    Estou pretendendo colocá-lo para velejar. Será que vc poderia me informar os dados técnicos: leme, bolina, mastro, vela e se puder uma foto dele montado.
    Desde já agradeço.
    Att.
    Paulo Cesar

    ResponderExcluir
  7. Boa noite Fabrício!
    Estou precisando comprar um mastro para meu Europa. Você saberia me informar onde posso encontrar um para comprar?
    Obrigado.
    Frederico Neumayer
    (71) 9.8726-8691
    Fmneumayer@outlook.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho um mastro de alumínio, uma retranca de alumínio também, leme, bolina e uma vela, quero trocar por um. Bote inflável de , 3,50 m. cel 21972641640 Paulo

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Fabrício, vc teria a ficha técnica do Europa. Eu estou avaliando comparar um mas não está montado e preciso checar se vem com todas as peças, cabos e tudo mais... se tiver um link disponível... ajudaria de muito. OBRIGADO!

    ResponderExcluir
  10. Olá Fabrício! Sou o Santi de Brasília e não sou filiado a nem um clube náutico. Por isso venho pedir sua ajuda! Comprei um classe europa e não sei montar vc poderia me ajudar com fotos ou quem sabe fazendo um vídeo da montagem do barco! Meu watzap 61 981965159 agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  11. Respostas
    1. ..como nao encontrei,eu criei um grupo para tentar resgatar alguns europas a vida...

      Excluir
  12. https://www.facebook.com/groups/647637015982498/about

    ResponderExcluir
  13. Olá Labastie, sou Carlos e estou procurando veleiro classe europa. Disseste que queres resgatar alguns. Tem mais, além do teu? Em que Estado estás? estou no RS, onde a tempos não vejo um deles velejando.
    Abraço.

    ResponderExcluir